Petição online busca impedir a realização do evento do Foro de São Paulo no Brasil

Mundo

Uma petição online está circulando, reunindo assinaturas para ser enviada ao secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), solicitando que ele impeça a realização do evento do Foro de São Paulo no Brasil.

O 26º encontro dessa entidade está programado para ocorrer em Brasília entre os dias 29 de junho e 2 de julho. O evento atrairá representantes de partidos de esquerda e extrema-esquerda de diversos países, não apenas da América Latina, mas também do Irã e da Arábia Saudita.

A petição, já assinada por mais de 9 mil brasileiros, expressa preocupação com o teor do evento e argumenta que os participantes “continuam com sua retórica de unidade contra o imperialismo neoliberal”.

O documento destaca que a cúpula almeja se tornar um espaço geopolítico de confronto aos Estados Unidos e de apoio à Rússia e China.

Em relação às questões regionais, a petição expressa preocupação com demandas como a suspensão imediata do bloqueio comercial e financeiro a Cuba, a denúncia de violações dos direitos humanos em El Salvador (que combate o crime organizado) e a interferência nas eleições da Guatemala, entre outras.

A petição solicita ao secretário-geral da OEA, Luis Almagro, que utilize sua capacidade diplomática para censurar uma cúpula que busca promover uma involução democrática na região. Argumenta-se que o Foro de São Paulo apoia regimes autoritários e funciona como um encontro de “espalhamento” de estados autoritários, exigindo ação urgente.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *