Deputada Camila Jara demonstra apoio à distribuição gratuita de calcinhas para a comunidade trans

Política Nacional

No último dia 23, a deputada federal Camila Jara, do PT de Mato Grosso do Sul, utilizou suas redes sociais para expressar apoio a uma ideia legislativa voltada à comunidade trans. A proposta sugere a distribuição gratuita de calcinhas, desenvolvidas especificamente para pessoas que não se identificam com o sexo biológico, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A autora da proposta, Giovanna Lima, argumenta que mulheres transgênero enfrentam dificuldades em esconder seus órgãos genitais, recorrendo a métodos como fitas e colas. Isso acaba impedindo-as de utilizar banheiros adequadamente e se manterem hidratadas, o que pode resultar em problemas renais, segundo a justificativa da proposta legislativa.

A iniciativa busca que a distribuição das calcinhas seja feita pelo SUS e foi sugerida no portal e-Cidadania, plataforma oficial do Senado Federal. A autora ressalta que já existe um modelo de calcinha desenvolvido em colaboração com profissionais da saúde e a própria comunidade trans, destacando a importância de torná-las acessíveis a esse grupo.

Até o momento, a ideia legislativa recebeu o apoio de 17.305 pessoas. Caso alcance 20 mil apoios até o dia 8 de setembro, será encaminhada aos senadores como sugestão legislativa para ser debatida.

A publicação da deputada petista gerou opiniões diversas entre os internautas. Alguns expressaram preocupação com a destinação dos impostos para esse fim, mencionando a necessidade de priorizar áreas como educação e saúde básica. Outros apoiaram a iniciativa, destacando a importância de oferecer conforto e melhorias para aqueles que precisam.

Diversos comentários também surgiram, sugerindo diferentes abordagens para a proposta, como a inclusão de mulheres cisgênero no benefício e a ampliação do apoio às mulheres em questões íntimas, como absorventes. Houve também quem questionasse a relevância da distribuição de calcinhas em comparação com outras demandas do SUS.

A deputada Camila Jara compartilhou a ideia legislativa em suas redes sociais, demonstrando entusiasmo e convidando seus seguidores a expressarem suas opiniões sobre o assunto.

Deputada Camila Jara apoia distribuição gratuita de calcinhas

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *