Presidente argentino, Alberto Fernández, se reúne com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva

Política Nacional

Nesta segunda-feira (26), o presidente da Argentina, Alberto Fernández, chegou ao Palácio do Planalto para um encontro com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Fernández está realizando uma visita de Estado ao Brasil, que inclui protocolos diplomáticos e encontros com os chefes dos três Poderes. Essa é a terceira visita de Fernández ao país e o quarto encontro com o presidente Lula desde o início do ano.

Após a reunião com Lula, Fernández irá ao Itamaraty para um almoço oficial. Em seguida, ele se encontrará com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber.

O objetivo do encontro entre Fernández e Lula é promover o “Relançamento da Aliança Estratégica Brasil-Argentina”. Trata-se de um plano amplo para a agenda bilateral, sem um tema específico definido. No entanto, a visita ocorre em meio à busca de ajuda financeira por parte do presidente argentino em um ano eleitoral.

Fernández busca o apoio de Lula para enfrentar a crise econômica em seu país. No entanto, sua proposta de obter garantias em empréstimos feitos pelo Brasil a empresas exportadoras argentinas por meio do banco dos BRICS foi negada. O ministro da Fazenda brasileiro, Fernando Haddad, se recusou a oferecer garantias sem a existência de garantias externas de pagamento, devido ao histórico de inadimplência da Argentina.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *