Web resgata vídeo onde Marina Silva fala “caixa-preta”

Política Nacional

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, corrigiu o senador Plínio Valério (PSDB-AM) sobre a expressão “caixa-preta”, mas ela não esperava que os internautas resgatassem um vídeo onde ela aparece utilizando a mesma expressão.

Durante uma sessão da Comissão de Meio Ambiente do Senado, na última terça-feira (28), Valério usou a expressão “caixa-preta” para se referir a dados que ainda não foram divulgados. Marina Silva, que é negra, repreendeu o senador.

“Caixa-preta não, senador. Isso é uma forma pejorativa de se dirigir às pessoas pretas. Preta sou eu que estou aqui do seu lado”, disse Marina.

A expressão “caixa-preta” tem sido usada como uma forma de se referir a pessoas pretas desde o século 19. No Brasil, ela ganhou força nos anos 1970, durante a ditadura militar, quando era utilizada para descrever pessoas que eram consideradas “invisíveis” ou “secretas”.

Após a fala de Marina, internautas resgataram um vídeo de 2018, em que ela aparece utilizando a mesma expressão. No vídeo, Marina fala sobre questões da Educação no Brasil e diz que o governo federal precisa “abrir a caixa-preta” para saber quem tem boa gestão ou má gestão.

A fala de Marina causou polêmica nas redes sociais. Alguns internautas criticaram a ministra por ser hipócrita, enquanto outros defenderam que ela apenas estava usando a expressão em um sentido diferente.

Assista:

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *