No Senado, Dino diz que ‘ministro do STF não tem lado político’

Política Nacional

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta quarta-feira (29) que “ministro do Supremo não tem lado político”. A declaração ocorreu durante uma visita ao Senado, onde Dino se reuniu com senadores para discutir sua indicação para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ciente de que sua indicação depende da aprovação dos senadores, Dino disse que já começou a dialogar com alguns congressistas da Casa.

“Não podemos viver em um país em que haja dissensões ou divergências tais que impeçam o andamento das políticas públicas, das medidas legislativas que o país precisa”, disse Dino. “E o Supremo Tribunal Federal, como uma instância de segurança jurídica, guardião das regras do jogo, deve ser também esse vetor de harmonia no nosso país.”

Dino também afirmou que tem “muita tranquilidade” e “muita serenidade” em relação à indicação. Para ele, que também é senador licenciado, estar na Câmara Alta do Poder Legislativo Federal é como “estar em casa”.

“Porque apresento sempre dados objetivos, que são conhecidos de todos, relativos à trajetória profissional no campo jurídico, e tenho uma relação muito próxima do mundo político porque faço parte dele”, disse Dino. “Então, estar aqui no Senado é uma alegria, é uma honra, e é estar em casa.”

A respeito da oposição ao seu nome, Dino acredita que na escolha para ministro do STF “não existe governo, oposição”.

“Este é um tema do país e quem vai ao Supremo, ou pretende ir ao Supremo, evidentemente ao vestir uma toga, deixa de ter lado político”, disse Dino. “Então, para mim, eu não olho se é governo, se é oposição, se é partido, A, B, ou C. Eu olho para o país, eu olho para a instituição.”

“O ministro do Supremo não tem partido, o ministro do Supremo não tem ideologia, o ministro do Supremo não tem lado político”, disse Dino. “Então, no momento que o presidente da República faz a indicação, é evidentemente que eu mudo a roupa que eu visto e essa roupa hoje é, em busca desse apoio do Senado, a roupa que se eu mereça essa aprovação é a roupa que eu vestirei sempre.”

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *