Deputados federais pedem ao STF investigação contra Janones

Um grupo de deputados, a maioria do PL, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um requerimento à Corte para que investigue criminalmente o deputado federal André Janones (Avante-MG). O pedido é motivado pela suposta disseminação proposital de notícias falsas por parte de Janones, durante as eleições presidenciais do ano passado, com o objetivo de prejudicar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O pedido de investigação de Janones é um movimento político do bolsonarismo para tentar deslegitimar o deputado mineiro, que foi um dos principais adversários de Bolsonaro nas eleições de 2022.

O fundamento do pedido é uma notícia divulgada a respeito do livro que Janones ainda vai lançar, chamada “Janonismo Cultural: O uso das redes sociais e a batalha pela democracia no Brasil”. A reportagem mencionada pelos deputados diz que ele teria admitido na obra que mentiu de propósito e disseminou fake news para “desestabilizar” Bolsonaro antes de um dos debates das eleições de 2022.

Janones, por sua vez, nega as acusações e afirma que as declarações atribuídas a ele na reportagem são falsas. Ele diz que, no livro, ele apenas reconheceu que usou “manipulação de informações”, mas que isso seria diferente de divulgar fake news.

Ainda é cedo para dizer se o STF irá aceitar o pedido de investigação de Janones. No entanto, o fato de o pedido ter sido assinado por 41 deputados, a maioria deles do PL, mostra que o bolsonarismo está disposto a usar todos os meios possíveis para tentar atacar seus adversários.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies