Lula perde espaço para o Centrão e demite três mulheres do alto escalão

Política Nacional

Em um movimento que desagradou à base eleitoral, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva demitiu três mulheres de cargos de liderança no alto escalão para acomodar políticos do Centrão. A economista Rita Serrano, que era presidente da Caixa Econômica, foi substituída por Carlos Vieira Fernandes, indicado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira. Antes dela, as ministras Daniela Carneiro, do Turismo, e Ana Moser, do Esporte, também foram dispensadas para dar espaço a Celso Sabino, do União Brasil, e André Fufuca, do PP.

A demissão das mulheres foi criticada por parlamentares de esquerda, que acusaram o governo de recuar na pauta da paridade de gênero. A deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) disse que a decisão é “lamentável” e “enfraquece a política que queremos”. A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) disse esperar que o governo possa recompor os cargos perdidos por mulheres.

Lula disse lamentar a perda de espaço de mulheres no governo, mas alegou que, nos casos recentes, os partidos que escolheram os nomes não tinham mulheres para indicar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *