Lula perde espaço para o Centrão e demite três mulheres do alto escalão

Em um movimento que desagradou à base eleitoral, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva demitiu três mulheres de cargos de liderança no alto escalão para acomodar políticos do Centrão. A economista Rita Serrano, que era presidente da Caixa Econômica, foi substituída por Carlos Vieira Fernandes, indicado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira. Antes dela, as ministras Daniela Carneiro, do Turismo, e Ana Moser, do Esporte, também foram dispensadas para dar espaço a Celso Sabino, do União Brasil, e André Fufuca, do PP.

A demissão das mulheres foi criticada por parlamentares de esquerda, que acusaram o governo de recuar na pauta da paridade de gênero. A deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) disse que a decisão é “lamentável” e “enfraquece a política que queremos”. A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) disse esperar que o governo possa recompor os cargos perdidos por mulheres.

Lula disse lamentar a perda de espaço de mulheres no governo, mas alegou que, nos casos recentes, os partidos que escolheram os nomes não tinham mulheres para indicar.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies