PSOL aciona Moraes para impedir que Jair Bolsonaro deixe o país

Política Nacional

Nesta manhã de sexta-feira (18), os deputados federais do PSOL, Erika Hilton (SP) e Pastor Henrique Vieira (RJ), protocolaram uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando que o ex-presidente Jair Bolsonaro seja impedido de deixar o país. A ação requer também que os passaportes do líder conservador sejam apreendidos em um prazo de até 24 horas.

Os deputados de esquerda apontam para o risco eminente de evasão por parte do ex-presidente e, com base nesse argumento, buscaram o Supremo Tribunal Federal, direcionando a ação ao ministro Alexandre de Moraes.

A ação se fundamenta no depoimento do hacker Walter Delgatti à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, realizado na quinta-feira (17). Nesse depoimento, o nome de Jair Bolsonaro foi mencionado em relação a um suposto envolvimento em um plano para minar a segurança do sistema eleitoral brasileiro, com o objetivo de expor a vulnerabilidade das urnas eletrônicas a possíveis manipulações.

Além da solicitação de apreensão dos passaportes, os deputados do PSOL também requerem a apreensão de qualquer arma, munição, computador, tablet e celular que possam estar em posse de Bolsonaro.

Esse movimento dos parlamentares do PSOL em direção ao STF é significativo, já que a decisão sobre essa ação pode ter implicações políticas e legais importantes, especialmente considerando o status do ex-presidente e a relevância das questões envolvendo a segurança do sistema eleitoral brasileiro.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *