Lula fala sobre desenvolver a Amazônia “não como santuário”

Política Nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu o desenvolvimento da Amazônia durante a inauguração da Infovia 01, que conecta Santarém a Manaus por meio de um cabo de fibra óptica, proporcionando acesso à internet para comunidades entre os dois municípios.

No discurso de inauguração, Lula enfatizou a importância de garantir oportunidades de trabalho e qualidade de vida para os moradores da Amazônia, para que a região não seja apenas vista como um santuário natural. Ele ressaltou que a Amazônia não é apenas a copa das árvores, mas também é habitada por milhões de pessoas que desejam viver bem, trabalhar, ter acesso a alimentos e recursos produzidos localmente, ao mesmo tempo que buscam preservar a região.

Lula afirmou: “[Na Amazônia,] moram milhões de amazônidas que querem viver bem, trabalhar, comer, ter aquilo que produz, além de querer preservar, não como santuário, mas fonte de aprendizado da ciência do mundo inteiro. Para que a gente possa encontrar um jeito de preservar ganhando dinheiro, para o povo que aqui mora possa viver dignamente.”

A Infovia 01, segundo informações do governo federal, proporcionará conectividade para várias cidades da região, incluindo Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti, Terra Santa, Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes. Cada uma dessas cidades terá sua própria rede metropolitana.

O discurso de Lula destaca a necessidade de encontrar um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental na Amazônia, buscando uma abordagem sustentável que permita que as comunidades locais prosperem enquanto se esforçam para proteger o valioso ecossistema da região.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *