Viagem de Lula ao Rio Grande do Sul durou menos de 3 horas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reservou poucas horas do dia para visitar o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (2). De acordo com a agenda divulgada pelo Palácio do Planalto, o petista e sua equipe chegaram na Base Aérea de Santa Maria por volta das 9h45 e retornam à Brasília às 12h30.
Se não houve nenhum atraso na programação, Lula ficou menos de 3 horas no estado que foi afetado por fortes chuvas nos últimos dias, causando um desastre maior do que o registrado 1941, quando foi registrada a cheia histórica do Rio Guaíba.
Lula chegou a sobrevoar áreas afetadas pelas enchentes e participou de uma reunião com o governador Eduardo Leite (PSDB). A agenda do presidente ficou restrita à cidade de Santa Maria.
PRESIDENTE DEVE RETORNAR AO ESTADO
Neste sábado (4), o ministro da Comunicação, Paulo Pimenta, declarou que o presidente irá retornar ao Rio Grande do Sul neste domingo (5).
– IMPORTANTE: Presidente @LulaOficial volta ao Rio Grande do Sul amanhã. O objetivo é acompanhar de perto o trabalho de resgates e apoio ao povo gaúcho nesse momento tão difícil. Foco total do governo federal no RS! #ForçaRS – escreveu Pimenta no X.
A Defesa Civil atualizou os números dos estragos das chuvas, elevando para 57 o número de mortos, sendo que dez óbitos estão em investigação. O número de cidades afetadas saltou para 300, aumentando também o número de desalojados (32.640) e de afetados (422.307). Ainda há 74 pessoas feridas e 67 desaparecidas.
*Pleno News