Após posse do marido, esposa de Zanin faz 1º pedido ao STF

Política Nacional

Após a posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, o escritório do qual ele era sócio protocolou um pedido na Corte, apenas um dia após o evento. O pedido foi feito em nome do governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), e visa derrubar uma apuração policial que tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A advogada Valeska Teixeira Zanin Martins, esposa de Cristiano Zanin, também assinou o pedido em nome do governador. O objetivo da solicitação é apresentar mais argumentos para que o Supremo se pronuncie sobre o foro adequado para analisar os crimes atribuídos a Paulo Dantas, que chegou a ser afastado de suas funções no ano passado. O ministro Alexandre de Moraes é o relator do caso no STF.

O gabinete de Zanin emitiu uma nota sobre o assunto, explicando que o ministro se desvinculou do escritório de advocacia do qual era sócio e dos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sendo essas condições necessárias para a elaboração de seu termo de posse como ministro do STF. Além disso, a nota destacou que o ministro está impedido de julgar o referido processo relacionado ao governador de Alagoas.

O pedido protocolado pelo escritório de Cristiano Zanin levanta questões sobre possíveis conflitos de interesse e o papel dos ministros do STF em julgamentos que envolvem casos em que eles ou seus familiares tenham tido alguma participação profissional anterior. A ética e a imparcialidade no exercício da função judiciária são princípios fundamentais para a atuação do Supremo Tribunal Federal e de seus ministros.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *