Tamanho da fila de espera por artroplastia de quadril no SUS chega a mais de 8 mil pacientes em 16 estados brasileiros

A fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização da artroplastia de quadril, mesma cirurgia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá fazer em dois meses, conta com mais de 8 mil pessoas em 16 estados brasileiros. O tempo de espera para essa cirurgia é longo, em torno de cinco anos ou até mesmo mais.

Segundo um relatório do Ministério da Saúde, os estados com o maior número de pacientes aguardando pela artroplastia de quadril são Rio Grande do Sul, com 3.684 pacientes na fila, seguido por São Paulo, com 1.046 pessoas aguardando. Os outros estados incluídos na lista são Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima, e Tocantins.

As informações não incluem os estados que não incluíram a artroplastia de quadril na lista de cirurgias prioritárias do Programa Nacional de Redução de Filas do Ministério da Saúde. Esse programa destina R$ 200 milhões para financiar cirurgias e reduzir as filas de espera no SUS.

A artroplastia do quadril é uma cirurgia que consiste em substituir a articulação do quadril afetada por uma articulação artificial, também conhecida como prótese. Esse procedimento é realizado quando a articulação está desgastada, e os componentes metálicos e plásticos são utilizados para criar uma nova articulação funcional.

No caso de Luiz Inácio Lula da Silva, ele foi submetido a uma denervação percutânea no quadril direito no dia 26 de julho, com o objetivo de aliviar as dores até que a artroplastia seja realizada, programada para ocorrer em outubro. Essa cirurgia será importante para melhorar a qualidade de vida do presidente e permitir que ele retome suas atividades normalmente. Enquanto aguarda a cirurgia, Lula seguirá enfrentando as dores causadas pela artrose no quadril.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies