São Caetano do Sul lança cartilha antirracismo para combater expressões racistas

Variedades

A Prefeitura de São Caetano do Sul, em São Paulo, publicou uma cartilha que contém expressões consideradas racistas e explicações sobre por que essas expressões devem ser evitadas. O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) destaca que o objetivo do material é combater o crescente número de casos de racismo no Brasil, afirmando que a sociedade está falhando nesse aspecto.

Segundo o prefeito, o aumento nos casos de discriminação racial nos últimos anos é motivo de preocupação. Ele menciona dados do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que registraram 1.663 denúncias de racismo no país somente em 2022, 193 a mais do que no ano anterior.

A cartilha, disponível para download, será utilizada nas escolas da rede municipal como parte da política antirracista da Prefeitura. As palavras e expressões consideradas racistas serão ensinadas de acordo com o conceito ideológico, de modo que as crianças evitem utilizá-las em seu vocabulário.

Algumas das expressões citadas na cartilha incluem “A coisa tá preta”, “a dar com pau”, “cabelo ruim”, “chuta que é macumba”, “cor de pele”, “criado-mudo”, “crioulo”, “denegrir”, “esclarecer”, “dia de branco”, “feito nas coxas”, entre outras.

No caso específico da palavra “esclarecer”, a cartilha explica que, embora aparentemente não haja nada de errado com a palavra e seu uso, ela carrega uma conotação racista, pois transmite a ideia de que a compreensão só é possível por meio da clareza e da branquitude, deixando o desconhecimento associado às coisas negras. Nesse contexto, seria mais adequado utilizar palavras como “explicar” ou “elucidar”, por exemplo.

A iniciativa da Prefeitura de São Caetano do Sul busca conscientizar e educar a população sobre a importância de evitar expressões racistas, contribuindo para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *