Petista pede moção de apoio a trans após fala de Nikolas

Política Nacional

Um requerimento apresentado na Câmara dos Deputados pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF) pede uma e Moção de Solidariedade para as deputadas federais Duda Salabert (PDT-MG) e Erika Hilton (PSOL-SP) que são mulheres trans.

Kokay apresentou o pedido também para “todas as mulheres” do Brasil em razão do discurso do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) que no dia 8 de março defendeu as mulheres biológicas e afirmou que elas estão perdendo seus espaços para as mulheres trans.

– É a presente Moção de Solidariedade para que as Deputadas Duda e Erika, eleitas representantes das mulheres trans e travestis brasileiras, recebam o apoio da Câmara Federal e tenha a segurança de que estaremos acompanhando a apuração e desdobramentos necessários à responsabilização pelo ato violento praticado pelos Deputados, posto que, obviamente, extrapola quaisquer limites do direito à liberdade de expressão e da imunidade parlamentar – justifica a deputada.

A petista diz ainda que o discurso de Nikolas “evidencia mais um exemplo de violência política contra as mulheres” e que se agrava “por direcionar agressões específicas a um grupo de mulheres especialmente vulnerabilizadas, devido às condições que se impõe às mulheres trans e travestis no Brasil”.

Em outra parte do documento, Erika Kokay afirma que o discurso do deputado mineiro “é um recurso para manutenção da política como um espaço masculino cisheteronormativo, uma ofensiva contra o movimento pela inclusão das mulheres nos espaços decisórios em sua diversidade, e uma forma de controlar a liberdade da mulher política”.

Fonte: Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *