EUA podem dar asilo político a Allan dos Santos, diz Garcia

Política Nacional

Em coluna publicada no jornal Gazeta do Povo, o jornalista Alexandre Garcia falou sobre o pedido de prisão e extradição de Allan dos Santos, determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Para Garcia, no entanto, Allan pode conseguir um asilo político dos Estados Unidos (EUA).

A decisão de Moraes atende a uma solicitação da Polícia Federal (PF). De acordo com o ministro, o órgão “apresentou indícios fortes, plausíveis e razoáveis da vinculação do representado Allan Lopes dos Santos à prática de diversos crimes”.

Ao falar da situação, Alexandre Garcia explicou que “não há tradição nos Estados Unidos de extraditar jornalista”.

– Eu falei em Estados Unidos, o caso do Allan dos Santos, do Terça Livre. O ministro Alexandre de Moraes pediu sua extradição e prisão preventiva. Foi recomendação da Polícia Federal, eu acredito que tenha sido aquele núcleo que trabalha com Moraes no Supremo, nos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos. Agora, não há tradição nos Estados Unidos de extraditar jornalista. Allan dos Santos está, sim, com visto vencido, foi aos país com visto de turista, mas vamos ver. Isso pode envolver até o presidente dos Estados Unidos, a Corte Suprema lá, a Constituição Americana, essa tradição que é muito forte e há possibilidade de ele receber um asilo político. Imagine que vexame para o Brasil – apontou.

Allan é alvo de dois inquéritos no STF: um que investiga a suposta divulgação de fake news e ataques a ministros da Corte e um outro que aponta a possível atuação de uma “milícia digital” que estaria conspirando contra a democracia. Ele atualmente reside nos Estados Unidos.

Fonte: Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *