“À direita, nós temos, ao meu ver, Bolsonaro como candidato. Não vejo outro nome que não seja ele. Se ele será inelegível ou não, isso a gente vai saber no período de eleição”, disse Lira. Ele ainda comparou a situação de Bolsonaro à de Luiz Inácio Lula da Silva, que também enfrentou inelegibilidade no passado, mas foi substituído nas urnas antes de retomar sua elegibilidade.
Bolsonaro foi declarado inelegível até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido a uma condenação por abuso de poder político e econômico durante as comemorações do Bicentenário da Independência em 2022. Porém, o ex-presidente poderá registrar sua candidatura em 2026, aguardando possíveis impugnações que serão analisadas pelos tribunais.
Vale destacar que a possibilidade de uma anistia em favor de Bolsonaro na Câmara dos Deputados, que dependeria do apoio de Arthur Lira, ainda está em pauta, podendo abrir caminho para sua elegibilidade em 2026.
Essa situação tem gerado especulações e preocupação entre adversários, com alguns sugerindo que o “sistema” está em desespero diante da possível retomada do protagonismo de Bolsonaro na política nacional.