Previsão de ataque aéreo faz os Estados Unidos fechar embaixada
Diante de informações sobre a possibilidade de um ataque aéreo significativo nesta quarta-feira (20), os Estados Unidos determinaram o fechamento temporário da sua embaixada em Kiev, na Ucrânia.
Em comunicado publicado no site oficial da missão diplomática, o Departamento de Assuntos Consulares informou que, como medida de precaução, todos os funcionários da embaixada foram orientados a se abrigar no local. Além disso, a embaixada emitiu uma recomendação a todos os cidadãos americanos na Ucrânia, alertando-os a estarem preparados para se abrigar imediatamente caso um alerta aéreo seja acionado.
O alerta ocorre um dia após a Ucrânia ter utilizado mísseis ATACMS, fornecidos pelos EUA, para atacar alvos no território russo. A autorização para esse ataque foi dada pelo presidente Joe Biden, no que marcou o milésimo dia da guerra.
Essa ação segue as advertências da Rússia, que havia alertado o Ocidente sobre as consequências de permitir o uso desses mísseis no interior da Rússia. Moscou já havia declarado que consideraria a participação da OTAN como um envolvimento direto no conflito, caso armas ocidentais fossem usadas dessa forma.