No G20, Janja foge do protocolo e vai cumprimentar Macron

Durante a recepção aos líderes mundiais na manhã desta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro, uma atitude da primeira-dama Janja da Silva chamou a atenção. Ao contrário do protocolo habitual, ela quebrou a formalidade ao se aproximar e cumprimentar o presidente da França, Emmanuel Macron, que estava sem a esposa, Brigitte Macron.

De acordo com o protocolo, a primeira-dama geralmente fica ao lado do presidente (ou chefe do governo), tradicionalmente à sua esquerda, e os cumprimentos aos líderes estrangeiros seguem uma ordem de prioridade, com o chefe do Executivo sendo saudado primeiro. Janja, no entanto, se aproximou de Macron de forma espontânea, antes mesmo de ser cumprimentada, e com um largo sorriso, o que destoou da postura usual.

Nos demais momentos, Janja seguiu o protocolo e se limitou a cumprimentar os líderes acompanhados de suas esposas, como o presidente Bola Tinubu, da Nigéria, que estava acompanhado da primeira-dama Oluremi Tinubu.

No entanto, a interação com Macron gerou destaque, especialmente por ele ter chegado sozinho, o que pareceu criar uma abertura para uma saudação mais informal e calorosa por parte da primeira-dama brasileira. O gesto de Janja não passou despercebido, dado o contexto formal e os olhares atentos dos presentes.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies