Números vazam e revelam “caminhões de dinheiro” despejados por Lula na Globo, contrastando com o governo anterior

Nos primeiros dois anos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a Rede Globo acumulou contratos de publicidade com a Secretaria de Comunicação (Secom) que somam R$ 177,2 milhões, já superando o total repassado à emissora durante os quatro anos do governo Jair Bolsonaro, que foi de R$ 177 milhões.

Somente em 2024, a Globo recebeu R$ 87,2 milhões, valor que ultrapassou os R$ 86,3 milhões pagos em 2022, o maior repasse anual durante a gestão de Bolsonaro. Este montante representou 53% do total gasto pelo governo federal em publicidade nas principais emissoras de TV do país entre janeiro e outubro de 2024. Na prática, esse valor supera o total de contratos firmados com outras 17 redes de televisão somadas.

Além da Globo, a Record foi a segunda emissora mais beneficiada, com R$ 23,2 milhões recebidos em 2024, seguida pelo SBT, que recebeu R$ 11,7 milhões. O Grupo Bandeirantes recebeu R$ 11,7 milhões e a RedeTV! ficou com R$ 2,1 milhões.

Esses números revelam o impacto significativo da Globo no orçamento de publicidade do governo, refletindo o poder da emissora e a relação próxima com o governo, o que leva a questionamentos sobre a imparcialidade da mídia. Um exemplo disso foi quando, durante as eleições de 2022, William Bonner, âncora do Jornal Nacional, afirmou que Lula “não deve nada à Justiça”, em uma declaração que foi interpretada por muitos como um posicionamento favorável ao presidente eleito, o que gerou controvérsias dadas as considerações sobre a cobertura da Globo.

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Bruno Rigacci

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