Receita libera consulta ao 1º lote residual do Imposto de Renda

A Receita Federal abriu nesta quinta-feira (24) a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) referente a outubro de 2024. A consulta pode ser realizada pelo site ou aplicativo da Receita, acessando a aba “Meu Imposto de Renda”. Este lote inclui 264 mil contribuintes, que caíram na malha fina e tiveram suas declarações corrigidas.

O valor total da restituição será de R$ 700 milhões, dos quais R$ 373 milhões estão reservados para contribuintes com prioridade, entre eles:

  • 6.416 idosos acima de 80 anos,
  • 46.689 cidadãos entre 60 e 79 anos,
  • 5.219 pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave,
  • 14.661 professores, cuja principal fonte de renda é o magistério.

Além disso, 126.824 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo recebimento via Pix serão contemplados, bem como outros 53.433 contribuintes não prioritários. Também será pago o valor a 11.360 residentes do Rio Grande do Sul, que receberam prioridade devido ao estado de calamidade decretado no estado.

O pagamento será efetuado no dia 31 de outubro de 2024, diretamente na conta bancária informada na declaração do IRPF. Caso o crédito não seja depositado, o valor poderá ser resgatado por até um ano no Banco do Brasil, mediante reagendamento do recebimento.

Esse lote de restituição é parte do cronograma residual, que ocorre após o pagamento dos lotes regulares, concluído em setembro de 2024. Esses lotes são destinados a restituições que necessitaram de ajustes ou correções em suas declarações.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies