Deputado quer que TCU apure convênio da cultura com ONGs

O deputado federal Luciano Zucco (PL-RS) solicitou ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, uma investigação sobre o programa de comitês de cultura do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Este programa, lançado pelo Ministério da Cultura no ano passado, firmou convênios com diversas entidades da sociedade civil em cada estado para promover a difusão da cultura.

O ponto de preocupação levantado por Zucco envolve o fato de que algumas das organizações beneficiadas têm vínculos com assessores do próprio ministério, conforme revelado pelo jornal Estadão. Além disso, foram contempladas ONGs lideradas por militantes do PT, o que levanta suspeitas de favorecimento político. O programa, ao longo de dois anos, vai destinar R$ 58,8 milhões para essas entidades, e, até o momento, 26% desse montante já foi pago.

As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) foram selecionadas por meio de um edital. O termo OSCs pode ser usado como sinônimo de ONGs. Segundo o Ministério da Cultura, a escolha dessas organizações seguiu critérios técnicos rigorosos, com base na qualificação dos profissionais envolvidos e sem conflito de interesses.

No entanto, Zucco, que é membro da oposição ao governo Lula, solicitou ao TCU uma análise detalhada para garantir que os princípios de moralidade, legalidade, impessoalidade e eficiência no uso de recursos públicos foram observados, como previsto no artigo 37 da Constituição Federal.

O objetivo é verificar a legalidade dos processos de seleção, contratação e repasse de recursos do programa, assegurando que tudo foi conduzido de maneira transparente e dentro das normas legais.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies