Folha de SP usa correspondentes internacionais para publicar no X

Para contornar a ordem de suspensão do X no Brasil, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), veículos de comunicação como a Folha de S.Paulo e o portal Poder360 decidiram utilizar seus correspondentes internacionais para manter suas operações na plataforma.

A Folha de S.Paulo anunciou que seus correspondentes internacionais compartilharão as matérias mais importantes na rede social X. Eles também criarão uma nova coluna, “Lá no X”, que será assinada pela jornalista Michele Oliveira, residente em Milão, Itália. Essa coluna visa manter os leitores informados sobre os principais temas que repercutem na plataforma. A Folha ressaltou que a determinação de Moraes é aplicável apenas em território brasileiro, permitindo que seus correspondentes continuem postando no X de outros países.

O Poder360 tomou uma medida semelhante, delegando a sua equipe baseada em Lisboa, Portugal, a responsabilidade de atualizar o perfil do portal na rede social. Em comunicado, o portal enfatizou que não irá desrespeitar a ordem judicial, mas que, como a norma se aplica apenas ao uso do X no Brasil, eles continuarão postando através de sua equipe internacional.

A suspensão da plataforma foi ordenada por Alexandre de Moraes após Elon Musk, proprietário do X, decidir fechar a sede da empresa no Brasil e se recusar a cumprir ordens judiciais de bloqueio de perfis de usuários investigados pelo STF. Musk classificou as determinações como ilegais e uma forma de censura política.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies