Alexandre Files: Musk lança perfil para divulgar decisões de Moraes
Neste sábado (31), a rede social X, de propriedade de Elon Musk, criou um perfil chamado “Alexandre Files” para divulgar as decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que a plataforma considera ilegais. O perfil, que já possui o selo dourado de verificação, foi criado após uma série de críticas de Musk ao ministro, incluindo a promessa de divulgar uma lista de crimes que ele alega terem sido cometidos por Moraes.
Musk usou a plataforma para criticar duramente o ministro, referindo-se a ele como “ditador e uma fraude, não um juiz”. Embora o X tenha sido suspenso no Brasil, a conta “Alexandre Files” permanece acessível para usuários de outros países, permitindo que as alegações de Musk continuem circulando globalmente. Em uma das publicações, a conta mencionou a decisão de Moraes que ordenou a remoção de perfis de diversas pessoas, incluindo o senador Marcos do Val, a esposa e filha do jornalista Oswaldo Eustáquio, e a esposa do ex-deputado Daniel Silveira.
A criação do perfil e as declarações de Musk intensificaram as tensões entre a rede social e o STF, especialmente após a suspensão do X no Brasil, uma medida que foi amplamente criticada e gerou debates sobre liberdade de expressão e censura.