Lula favoreceu cidades de aliados com R$ 1,4 bilhão, diz site
Desde que assumiu a Presidência em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) direcionou cerca de R$ 1,4 bilhão para seis cidades governadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) ou por partidos aliados, sem a devida aprovação técnica ou justificativas detalhadas. As cidades beneficiadas incluem Mauá, Araraquara, Diadema e Hortolândia, em São Paulo, todas administradas por petistas. No estado do Rio de Janeiro, os municípios de Cabo Frio e Belford Roxo, governados por aliados do PT, também receberam verbas significativas.
Essas cidades foram priorizadas em relação a outras maiores ou com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). As verbas destinadas a esses municípios partiram diretamente do gabinete presidencial e envolvem recursos dos ministérios da Saúde, Cidades, Educação, Trabalho e Assistência Social.
De acordo com informações do portal UOL, Marco Aurélio Santana Ribeiro, chefe de gabinete do presidente Lula e conhecido como “Marcola”, desempenhou um papel central nesse processo, tendo se reunido 33 vezes com prefeitos e secretários municipais no Palácio do Planalto. A assessoria do Palácio do Planalto defendeu que as demandas levadas pelos prefeitos ao presidente são atendidas seguindo “critérios objetivos” e que a liberação dos recursos pelos ministérios é feita de forma documentada.
Compartilhe nas redes sociais