Michelle Bolsonaro: “A blusinha da Shopee virou imposto”

Política Nacional

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro expressou sua opinião sobre a aprovação da medida que prevê a taxação de compras internacionais em 20%. Em uma postagem no Instagram, ela afirmou que, com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a “blusinha da Shopee virou imposto”.

A discussão sobre a taxação de compras internacionais tem sido relevante, e o retorno dessa medida pode ter um efeito fiscal significativo. Segundo cálculos da equipe de política fiscal da Warren Investimentos, a taxação pode gerar R$ 1,3 bilhão para os cofres da União ainda neste ano. Para 2025, estima-se que esse valor possa chegar a até R$ 2,7 bilhões, considerando as projeções de crescimento do PIB nominal.

A Constituição estabelece que o Imposto de Importação não está sujeito à anterioridade geral nem à noventena, o que significa que a instituição dos 20% entrará em vigor assim que a lei for promulgada.

Apesar da expectativa de votação no Senado ainda nesta semana, a deliberação foi adiada para a próxima terça-feira (4). O tema da taxação foi incluído no projeto de lei que regulamenta o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover).

Inicialmente, havia a intenção de retomar o imposto no nível de 60%, mas após negociações, os deputados aprovaram o texto com uma taxa de 20% .

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *