Nunes tem 28,1%; Boulos, 24,2%; Datena, 12,1%; e Tabata, 9,1%

Política Nacional

De acordo com um levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira (29), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), está à frente na disputa pela Prefeitura. Ele obteve 28,1% das intenções de voto, enquanto o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) registrou 24,2%.

A pesquisa foi realizada de forma presencial, entrevistando 1,5 mil eleitores entre os dias 24 e 28. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-05645/2024.

Foram testados três cenários diferentes para a pesquisa, incluindo novos nomes na disputa, como o empresário e coach Pablo Marçal (PRTB). Por esse motivo, o levantamento atual não pode ser comparado diretamente com versões anteriores.

No primeiro cenário, que apresenta dez pré-candidatos, Ricardo Nunes lidera com 28,1%, seguido por Guilherme Boulos (24,2%). O jornalista José Luiz Datena (PSDB) aparece em terceiro lugar, com 12,1% das intenções de voto. A deputada federal Tabata Amaral (PSD) registra 9,1%.

O empresário Pablo Marçal, que oficializou sua pré-candidatura recentemente, conta com 5,1%. Esse percentual o coloca em empate técnico com o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) e a economista Marina Helena (Novo), que registram 3,4% e 3,2%, respectivamente.

O primeiro cenário também inclui Altino Prazeres Jr. (PSTU) com 0,5%. Fernando Fantauzzi (DC), João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (UP) obtiveram 0,1% cada. Além disso, 7,8% dos entrevistados afirmaram que votarão em branco, e outros 6,2% não responderam.

No segundo cenário, que exclui os pré-candidatos dos chamados partidos nanicos, a liderança de Ricardo Nunes se mantém. A remoção de Fantauzzi, Pimenta e Senese (UP) não trouxe alterações significativas nos resultados.

No terceiro cenário, Datena foi removido devido ao seu histórico de desistência, e Kataguiri também foi excluído por não ter o apoio formal de seu partido. Nesse cenário, Ricardo Nunes segue na liderança, com 33,1%, seguido por Boulos (26,9%), Tabata (11,5%), Marçal (6,9%), Marina (4,1%) e Altino (0,9%).

Outras pesquisas de opinião também foram publicadas nesta semana. A pesquisa AtlasIntel mostrou Guilherme Boulos com 37,2% das intenções de voto, enquanto Ricardo Nunes obteve 20,5%. Já o Datafolha indicou um empate entre Boulos e Nunes, ambos com 24% das intenções de voto.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *