Lula cita o marxista Paulo Freire em evento sobre alfabetização
Na terça-feira, 28 de maio, o presidente Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), liderou uma reunião significativa com governadores, prefeitos e secretários de educação. O objetivo principal da reunião era apresentar os resultados do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Durante seu discurso, o presidente Lula fez questão de citar o influente educador marxista Paulo Freire, que é amplamente considerado pelos progressistas como o patrono da educação brasileira. Lula citou uma das mais famosas frases de Freire: “A educação sozinha não transforma o mundo. Ela muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo”.
Lula, que está em seu terceiro mandato como presidente, expressou seu compromisso com a oferta de “educação de qualidade da creche à universidade”. Ele reiterou esse compromisso durante a reunião do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, enfatizando a importância de transformar as pessoas por meio da educação para que elas possam, por sua vez, transformar o mundo.
Apesar de sua retórica otimista, o presidente Lula reconheceu a realidade dos desafios que o país enfrenta em termos de educação. Ele agradeceu aos políticos presentes na reunião e assumiu o “compromisso de diminuir o índice de analfabetismo, com o objetivo de chegar a 2030 com 80% das crianças alfabetizadas no Brasil”.
Este compromisso é um passo importante para o Brasil e reflete a dedicação do presidente Lula em melhorar a educação no país. Ainda assim, o caminho a seguir é longo e cheio de desafios. No entanto, com a liderança e o compromisso do presidente Lula, o futuro da educação no Brasil parece promissor.