Oposição questiona artistas sobre queimadas na Amazônia: “Cadê?”

Política Nacional

Parlamentares da oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) questionam o silêncio de artistas e celebridades que se posicionavam em defesa da Amazônia durante o governo Jair Bolsonaro (PL). O questionamento surge após o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgar um relatório indicando um aumento de 286% no número de incêndios na região em fevereiro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Dados do Inpe:

  • O número de focos de queimada em fevereiro de 2024 atingiu 2.924, o maior recorde para o mês desde 1999.
  • O aumento de 286% representa um salto significativo em relação ao mesmo período de 2023.

Reações da oposição:

  • Flávio Bolsonaro (PL-RJ): Publicou um vídeo com artistas cantando sobre a Amazônia e questionou se os eleitores famosos de Lula estão reclamando do aumento das queimadas.
  • Nikolas Ferreira (PL-MG): Criticou o silêncio dos defensores do meio ambiente desde 2023, mesmo com os recordes negativos de queimadas.
  • Hamilton Mourão (Republicanos-RS): Questionou o silêncio das celebridades que criticavam o governo Bolsonaro e destacou os problemas ambientais no governo Lula.
  • Rogério Marinho (PL-RN): Afirmou que os artistas e celebridades demonstram “indignação seletiva” ao não se manifestarem sobre as queimadas.

Possíveis motivações para o silêncio:

  • Falta de conhecimento sobre a gravidade da situação: É possível que alguns artistas e celebridades não estejam informados sobre o aumento das queimadas na Amazônia.
  • Desacordo com as políticas do governo Bolsonaro: Alguns artistas e celebridades podem ter se manifestado contra o governo Bolsonaro por discordarem de suas políticas ambientais.
  • Cansaço com o tema: É possível que alguns artistas e celebridades estejam cansados de se manifestar sobre a Amazônia e prefiram focar em outros temas.

Impacto da omissão:

O silêncio de artistas e celebridades pode ter um impacto negativo na mobilização da sociedade civil em defesa da Amazônia. A falta de visibilidade do tema pode levar à desinformação e à apatia da população.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *