Premier húngaro publica apoio a Bolsonaro: “Patriota honesto”

Brasil

Em meio à turbulência política no Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu uma demonstração de apoio internacional nesta quinta-feira (8). O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, conhecido por suas posições de direita, utilizou suas redes sociais para manifestar sua solidariedade a Bolsonaro, alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Mensagem de Orbán:

Em uma publicação na rede social X, antigo Twitter, Orbán chamou Bolsonaro de “um patriota honesto” e o encorajou a continuar lutando. A mensagem, acompanhada de uma foto dos dois líderes juntos, ecoa o delicado momento político que o Brasil enfrenta e evidencia a crescente polarização no cenário internacional.

Contexto da operação:

A operação da PF que atingiu Bolsonaro, denominada Tempus Veritatis, teve como objetivo investigar a suposta organização de atos antidemocráticos e a propagação de notícias falsas. Entre as medidas determinadas por Moraes, está a apreensão do passaporte do ex-presidente.

Repercussão:

A manifestação de apoio de Orbán a Bolsonaro repercutiu no cenário político brasileiro. Aliados do ex-presidente celebraram a solidariedade internacional, enquanto críticos questionaram a postura do líder húngaro e a legitimidade de suas interferências na política interna do Brasil.

O que esperar?

O apoio de Orbán a Bolsonaro pode fortalecer a base de seguidores do ex-presidente e alimentar a narrativa de perseguição política por parte do Judiciário. A repercussão internacional da operação da PF também pode influenciar o andamento das investigações e o futuro político de Bolsonaro.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *