Em abertura do ano Judiciário, Barroso alfineta Jair Bolsonaro

Política Nacional

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, aproveitou seu discurso na abertura do ano Judiciário para alfinetar o ex-presidente Jair Bolsonaro. Barroso mencionou ser uma “bênção” poder falar sem “preocupações que não sejam as normais de um país”, como crescimento, educação e proteção ambiental.

Em clara referência aos constantes ataques de Bolsonaro à democracia e às instituições, Barroso celebrou a “plena normalidade” das instituições e a “convivência harmoniosa e pacífica de todos”. Afirmou ainda que não precisaria falar de “separação de Poderes” pois, embora independentes, estes convivem de forma “civilizada e respeitosa”.

Barroso frisou que independência e harmonia não significam concordância permanente, mas sim respeito mútuo. “Nos tratamos com respeito, consideração, educação e sempre que possível, carinhosamente, como a vida deve ser vivida”, completou.

É importante destacar que as sessões de abertura do ano Judiciário durante o governo Bolsonaro foram palco de frequentes tensões entre o chefe do Executivo e o STF. As críticas de Bolsonaro à Corte, a seus ministros e às decisões tomadas, especialmente em temas como Lava Jato e Moro, marcaram seu mandato.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *