Pacheco rebate Gleisi e diz que ela é criadora das “emendas Pix”

Política Nacional

A disputa entre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (31). Pacheco rebateu as críticas de Gleisi sobre o projeto de lei que torna obrigatória a execução de emendas de comissões permanentes do Congresso.

Gleisi afirmou que o projeto vai contra o que Pacheco defende, que é a responsabilidade fiscal e o equilíbrio das contas públicas. Ela também disse que o projeto visa abocanhar alguns bilhões da União para atender interesses individuais.

Pacheco, por sua vez, disse que não é autor e nem relator do projeto, que deve ser discutido na comissão própria. Ele também lembrou que na LDO do ano passado ponderou aos colegas que não colocassem a impositividade nas emendas de relator, no que foi atendido.

O governo federal também entrou na disputa e tem um plano para derrubar a ofensiva do Congresso. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), impediu a votação do projeto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e negociou com os pares para que a matéria também seja analisada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e que seja realizada uma audiência pública com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, para discutir o tema.

A esperança governista é que a matéria seja julgada inconstitucional.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *