Lula compara violência no Rio a Faixa de Gaza

Política Nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou nesta quarta-feira (25) a situação vivenciada no Rio de Janeiro nos últimos dias a imagens vistas na Faixa de Gaza. Lula afirmou que o que está ocorrendo na cidade é um problema do Brasil e que o governo federal tentará encontrar uma solução.

Nos últimos dias, o Rio de Janeiro tem vivido momentos de terror com a queima de pelo menos 35 ônibus em represália à morte do miliciano Matheus da Silva Rezende, conhecido pelos apelidos de Faustão e Teteus, durante confronto com policiais civis numa favela em Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade.

“Era muito fácil ficar vendo aquelas cenas que ontem apareciam na televisão e anteontem, que até pareciam a própria Faixa de Gaza de tanto fogo e tanta fumaça, e dizer: ‘É um problema do Rio de Janeiro, é um problema do prefeito Eduardo Paes, um problema do governador.’ Não. É um problema do Brasil. É um problema nosso que temos que tentar encontrar a solução”, disse o presidente durante a 1ª Reunião Plenária do Conselho da Federação.

A declaração de Lula foi feita no mesmo dia em que o governo federal se reuniu para discutir novas medidas para responder à crise no Rio de Janeiro. Um dos temas principais da reunião foi a incorporação das Forças Armadas no auxílio às forças de segurança que atuam na cidade.

O governo federal tem descartado, no entanto, a possibilidade de uma intervenção federal. De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, não há embasamento para que a medida seja utilizada.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *