Secretária do PT chama Israel de ‘assassino’ e diz que não merece ser um Estado

Política Nacional

Gleide Andrade, secretária nacional de planejamento e finanças do PT e conselheira de Itaipu, causou polêmica ao chamar Israel de “assassino” nas redes sociais e dizer que a nação “não merece ser um Estado”.

Após Israel ser alvo de um ataque terrorista do grupo Hamas no dia 7 de outubro e responder com bombardeios em Gaza, Andrade publicou uma série de mensagens críticas à resposta israelense.

Em uma das publicações, ela escreveu: “Intolerância, covardia e execução do povo palestino. O Estado de Israel é uma vergonha para a humanidade, quem mata criança não merece respeito, não merece ser um Estado”.

Em outra mensagem, ela comentou a participação do Brasil na Cúpula da Paz no Oriente Médio, realizada no Egito, e escreveu: “Basta deste genocídio”.

Após a repercussão, Andrade apagou as mensagens mais pesadas, mas as capturas de tela das publicações continuam circulando nas redes sociais.

A secretária do PT é uma das principais lideranças do partido e sua fala causou indignação entre apoiadores de Israel.

O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, chegou a dizer ao jornal Folha de São Paulo que o governo não aceita “achincalhamento” sobre a guerra por parte de servidores.

Questionada pela coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, sobre as publicações, Andrade alegou que sua mensagem foi em defesa da vida.

“Eu defendo vidas, vidas de crianças e mulheres e civis. Não sei o que você sente quando vê aquelas crianças sendo bombardeadas, mas eu sou mãe, sou cristã e sou uma defensora incansável do direito à vida”, declarou.

“No meu propósito cristão sempre defenderei a paz, o amor e o respeito à dignidade humana. Não há justificativa para matar crianças de nenhum dos lados”, completou.

A fala de Andrade reacendeu o debate sobre o apoio do PT a Israel. O partido tem uma longa história de críticas ao governo israelense, mas nos últimos anos tem adotado uma postura mais equilibrada.

Em 2022, o PT votou a favor da resolução da ONU que condenava os ataques do Hamas contra Israel. A resolução também pedia um cessar-fogo imediato no conflito.

A fala de Andrade é um sinal de que o PT ainda tem uma ala radical que é crítica a Israel. No entanto, é importante notar que a posição da secretária do partido não reflete a postura do partido como um todo.

Ainda é cedo para dizer se a fala de Andrade terá algum impacto na política externa do Brasil. No entanto, é uma fala que certamente vai gerar polêmica e vai alimentar o debate sobre o apoio do PT a Israel.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *