Otan pede a Irã e Hezbollah que não se aproveitem da guerra

Mundo

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, fez um apelo nesta quinta-feira (12) às nações e organizações “hostis” a Israel para que não tirem proveito do conflito em curso entre o Estado israelense e o grupo terrorista Hamas. Entre as nações mencionadas, Stoltenberg destacou o Irã e a milícia libanesa Hezbollah como entidades que devem se abster de agravar a situação.

“A situação no Oriente Médio é agora muito desafiadora e, claro, há sempre o risco de que nações ou organizações hostis a Israel tentem tirar vantagem. Isso inclui, por exemplo, organizações como o Hezbollah ou um país como o Irã”, declarou o político norueguês em entrevista coletiva após a reunião de ministros de Defesa da Otan realizada entre esta quarta (11) e esta quinta em Bruxelas.

Stoltenberg enfatizou que é uma mensagem aos países e organizações hostis a Israel de que não devem tentar tirar partido da situação. Ele também lembrou que os Estados Unidos enviaram forças militares para a região para evitar uma escalada no conflito.

O secretário-geral da Otan reiterou que Israel “tem o direito de se defender” e enfatizou que, à medida que o conflito se desenvolve, é “essencial a proteção de civis”. Ele instou veementemente que nenhuma nação ou organização hostil a Israel tente tirar vantagem da situação ou agravar o conflito.

Na reunião de ministros da Otan desta quinta, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, informou os aliados sobre “os horríveis ataques terroristas do Hamas contra Israel e a resposta contínua de Israel”, segundo Stoltenberg. Os aliados condenaram veementemente os indefensáveis ataques do Hamas contra civis e pediram a imediata libertação de todos os reféns. Além disso, vários aliados manifestaram que estão fornecendo apoio prático a Israel.

Stoltenberg ressaltou que a Otan, como organização, não está diretamente envolvida na guerra entre Israel e Hamas, mas reconheceu que era importante que os ministros abordassem a situação. Ele mencionou que o ministro da Defesa israelense mostrou aos seus homólogos da Otan um vídeo com imagens chocantes dos ataques do fim de semana e das vítimas. Estas imagens confirmam a brutalidade dos ataques contra civis inocentes.

O secretário-geral da Otan enfatizou a importância de proteger os civis e destacou que existem regras de guerra, bem como apelos à proporcionalidade, algo que foi enfatizado por muitos aliados, que também condenaram as brutais atrocidades e a violência pelas quais o Hamas tem sido responsável.

O apelo de Stoltenberg visa a manutenção da paz e a proteção dos civis em meio a um cenário de tensão crescente no Oriente Médio.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *