Lula libera avião presidencial para resgatar brasileiros em Gaza

Brasil

Nesta quinta-feira (12), o avião modelo VC-2 da Presidência da República, com capacidade para até 40 passageiros, decolou de Brasília com destino ao Egito. A missão é resgatar brasileiros que estão presos em Gaza, em meio ao conflito entre Israel e o grupo Hamas. A aeronave chegará a Roma, na Itália, nesta sexta-feira (13), e lá permanecerá até obter autorização para seguir para o Cairo.

De acordo com informações divulgadas pelo portal G1, o Escritório de Representação do Brasil em Ramala está aguardando a formação de um corredor humanitário para permitir a passagem dos brasileiros que desejam ser repatriados. Até o momento, 22 brasileiros solicitaram ajuda para retornar ao Brasil, e estima-se que cerca de 30 deles estejam em Gaza.

A representação diplomática brasileira na Palestina informou que 13 brasileiros estão abrigados em uma escola católica na Faixa de Gaza, uma região que tem sido alvo de bombardeios israelenses em resposta aos ataques do Hamas ocorridos no último sábado (7).

O avião VC-2 é parte da frota presidencial brasileira e é utilizado em missões de transporte especial. Neste caso, ele foi acionado em caráter de urgência para auxiliar na repatriação dos brasileiros em meio à crise no Oriente Médio. Vale destacar que a mesma aeronave foi utilizada anteriormente para repatriar brasileiros que estavam na China quando a pandemia de Covid-19 eclodiu.

O governo brasileiro planeja retirar os brasileiros de Gaza por meio da fronteira com o Egito e levá-los até a capital do país, Cairo. Lá, eles embarcarão no avião presidencial e retornarão ao Brasil, afastando-se dos perigos da guerra que já resultou em um elevado número de mortes na região.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *