Minas e Energia segue Bolsonaro e não adere ao horário de verão

Política Nacional

O Ministério de Minas e Energia (MME) avaliou que não é necessário implementar o Horário de Verão em 2023. Segundo a pasta, os dados não indicam a necessidade de adotar o horário de verão no momento.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) também informou que os níveis de Energia Armazenada nos reservatórios devem se manter acima de 70% em setembro nas regiões Sul, Norte, Sudeste e Centro-Oeste, o que representa estabilidade no sistema. O período tipicamente seco está próximo do seu encerramento.

O Horário de Verão foi extinto no Brasil pelo governo de Jair Bolsonaro com base em estudos que apontaram sua pouca efetividade na economia de energia. Além disso, considerou-se os impactos na saúde das pessoas devido à mudança no relógio biológico. Originalmente, o Horário de Verão foi criado com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica durante o horário de pico, mas a dinâmica do consumo de energia mudou nos últimos anos, com maior uso de aparelhos de ar condicionado no período da tarde.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *