Pesquisa mostra que 22% dos eleitores brasileiros são de direita

Um levantamento realizado com eleitores revelou que uma parcela maior da população brasileira se identifica com a direita política em comparação com a esquerda.

O estudo, intitulado “A Cara da Democracia”, apontou que 22% dos entrevistados se identificam como conservadores, enquanto 11% se declaram alinhados com a direita política.

Os entrevistados foram solicitados a marcar sua preferência política em uma escala de 1 a 10, onde o número 1 simbolizava a esquerda e o número 10 a direita. As variações entre esses números refletiam diferentes graus de alinhamento político, incluindo o centro.

Os resultados do levantamento indicam que o número de eleitores alinhados com a direita política dobrou nos últimos anos, visto que, em 2019, apenas 11% se identificavam como conservadores.

Por outro lado, o movimento progressista também cresceu, mas em menor escala. Em 2019, os eleitores alinhados à esquerda representavam 6%.

A pesquisa foi conduzida pelo Instituto da Democracia e divulgada pelo jornal O Globo. Foram entrevistados 2.558 eleitores em 167 cidades do Brasil de forma presencial, entre os dias 22 e 29 de agosto, e contou com financiamento do CNPq. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies