Senador denuncia “esforço do governo” para boicotar CPMI

Política Nacional

O senador Marcos Rogério (PL-RO) fez uma acusação grave no cenário político brasileiro, alegando que membros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão agindo para minar as investigações da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro. A denúncia surge no contexto da polêmica envolvendo as imagens do circuito de segurança do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que supostamente foram deletadas.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, depois de adiar a entrega das imagens à CPMI por um período considerável, afirmou que as gravações foram apagadas. Isso levou o senador Marcos Rogério a levantar suspeitas sobre a atuação do governo em relação às investigações.

Segundo o senador, há um esforço por parte de alguns integrantes do governo para dificultar o trabalho da CPMI, ocultar provas e alterar relatórios, como aconteceu com informações adulteradas sobre alertas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) enviados ao Senado.

A falta de cooperação do governo em relação à CPMI do 8 de Janeiro tem sido um ponto central nas investigações dos eventos ocorridos no início daquele ano. Marcos Rogério destacou que “estamos diante de outro fato grave, que é o fato de um ministro de Estado estar sonegando informações legitimamente requeridas pela CPMI, ao não encaminhar as imagens do Ministério da Justiça”.

O senador argumentou que a inação do governo teria contribuído para a invasão do Palácio do Planalto e os atos de vandalismo que ocorreram naquele dia. Ele ressaltou que não está defendendo os invasores, mas sim apontando que aqueles que se omitiram e criaram um ambiente propício para a invasão também são culpados e devem ser responsabilizados.

Além de não permitir a análise das imagens pelo colegiado, Flávio Dino usou ironia para comentar a situação. “Agora, essas imagens vão mudar a realidade dos fatos? Não, não vão. Não vão aparecer infiltrados e não vai aparecer a prova desse terraplanismo que eles inventaram”, disse o ministro da Justiça.

As alegações do senador Marcos Rogério adicionam um novo nível de complexidade a um caso já altamente controverso, com importantes implicações políticas. A CPMI do 8 de Janeiro está buscando esclarecer os eventos ocorridos no início do ano e investigar as circunstâncias que levaram à invasão do Palácio do Planalto.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *