Pedido de impeachment contra ministro Barroso recebe apoio de 77 deputados e 10 senadores, anuncia deputado Carlos Jordy

Política Nacional

Nesta segunda-feira (17), o deputado federal Carlos Jordy, líder da oposição na Câmara, divulgou a lista atualizada de assinaturas em apoio ao pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. O documento conta com o apoio de 77 deputados e 10 senadores.

Segundo Jordy, o pedido de destituição do magistrado será protocolado nesta quarta-feira (19). O deputado ressaltou a importância de restabelecer a harmonia e independência entre os poderes e convocou os parlamentares que ainda não assinaram a lista a fazê-lo.

A solicitação de impeachment surge após Barroso fazer declarações durante um congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) na semana passada, afirmando que participou da “derrota do bolsonarismo”. Durante o evento, o ministro foi vaiado por estudantes ligados à área de enfermagem.

A fala de Barroso gerou repercussão negativa, inclusive entre seus colegas no STF, devido ao teor político e à falta de neutralidade. O pedido de impeachment é uma resposta a essas declarações e representa uma tentativa de questionar a conduta do ministro no exercício de suas funções.

A lista divulgada por Carlos Jordy demonstra o apoio de um considerável número de parlamentares ao pedido de impeachment de Barroso. Agora, resta aguardar os próximos passos desse processo, que certamente terá desdobramentos significativos no cenário político brasileiro.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *