Rejeição ao presidente Lula aumenta nos últimos seis meses, indica pesquisa

Brasília, 2 de julho de 2023 – De acordo com uma pesquisa realizada pelo PoderData nos últimos seis meses, a rejeição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou 4 pontos percentuais, passando de 39% em janeiro para 43% em junho. Apesar de ainda possuir uma aprovação de 51% entre os brasileiros, o político tem enfrentado dificuldades para conquistar públicos importantes nos primeiros seis meses de seu mandato.

O estudo revela que 25% dos entrevistados consideram o governo de Lula como “regular”, um aumento em relação aos 14% registrados em abril. Além disso, 41% dos entrevistados avaliam o governo como “ótimo/bom”, enquanto 32% o consideram “ruim/péssimo”.

Ao analisar os resultados por regiões, verifica-se que os moradores das regiões Sul e Centro-Oeste apresentam a maior taxa de rejeição ao novo presidente, empatando em 52% de desaprovação. Outro grupo que rejeita Lula é o de eleitores com idades entre 25 e 44 anos, com uma taxa de 50% de desaprovação.

Entre os brasileiros com renda de dois a cinco salários mínimos e aqueles que recebem mais de cinco salários mínimos, há um alto índice de rejeição a Lula, ambos com 45% de desaprovação.

A pesquisa do PoderData foi realizada eletronicamente, ouvindo 2.500 pessoas entre os dias 25 e 27 de junho, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais.

Esses dados revelam a complexidade do cenário político atual e a diversidade de opiniões em relação ao governo de Lula. Enquanto o presidente ainda possui uma aprovação majoritária, a crescente taxa de rejeição indica a necessidade de abordar questões e desafios que afetam diferentes setores da população brasileira.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies