Ministro Gilmar Mendes discute o impacto das mídias sociais e o populismo em evento internacional

Política Nacional

Nesta segunda-feira (26), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou presença na abertura do 11º Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal. Em um discurso eloquente, o magistrado abordou o crescimento das mídias sociais e sua influência direta na dinâmica social contemporânea.

Durante sua fala, Gilmar Mendes ressaltou a maneira como as quadrilhas digitais no Brasil utilizam a pluralidade dos canais midiáticos para inviabilizar o debate construtivo. Ele destacou que a multiplicidade de vozes muitas vezes é direcionada a um único objetivo, prejudicando a diversidade de opiniões.

De forma contundente, o ministro declarou que “o novo populismo evoca a democracia contra a própria democracia”. Ele enfatizou que o povo somente recuperaria sua liberdade e seu papel de protagonista se conseguisse romper com um sistema corrupto, livrando-se assim de uma elite degenerada.

Gilmar Mendes ressaltou que o Poder Judiciário é frequentemente alvo dessa narrativa populista, principalmente os tribunais constitucionais. Segundo ele, no discurso populista, o Judiciário é acusado de usurpar o papel dos demais poderes ao tomar decisões políticas. De forma irônica, o ministro zombou daqueles que acreditam que os magistrados atuam com motivações políticas, afirmando que “com papas e bolos, se enganam os bobos”.

O 11º Fórum Jurídico de Lisboa ocorrerá até a próxima quarta-feira (28), na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. O evento reúne autoridades e acadêmicos do Brasil, Portugal e Europa, com o objetivo de debater temas relacionados à democracia e à gestão pública.

No primeiro dia do congresso, estiveram presentes personalidades como o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), juntamente com outros convidados de destaque.

Com suas reflexões acerca do impacto das mídias sociais e o perigo do populismo, Gilmar Mendes contribuiu para uma discussão ampla e relevante sobre o futuro da democracia e a importância de uma gestão pública eficiente.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *