ndicado de Lula ao STF Cristiano Zanin afirma que não ficará subordinado a ninguém

Variedades

Na sabatina realizada no Senado nesta quarta-feira (21), Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), deixou claro que não se submeterá a influências externas caso sua nomeação seja aprovada para a Suprema Corte.

A declaração veio como resposta ao questionamento do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) sobre a proximidade de Zanin com o chefe do Executivo. O advogado é amigo pessoal de Lula e o representou em diversos processos relacionados à Operação Lava Jato.

Zanin expressou sua gratidão pela indicação de Lula e ressaltou que teve a oportunidade de conviver com o ex-presidente ao longo dos últimos anos, entendendo sua visão sobre os papéis institucionais e o papel do magistrado. O indicado enfatizou que, uma vez nomeado e aprovado, sua atuação no STF seria pautada pela Constituição e pelas leis, sem qualquer tipo de subordinação a terceiros. Ele afirmou que um ministro do STF deve estar subordinado somente à Constituição.

Durante a sabatina, Zanin também se defendeu das críticas que recebeu, sendo chamado de “advogado pessoal” e “advogado de luxo”. Ele enfatizou que é um advogado que luta contra interesses pessoais, sempre respeitando as leis brasileiras e a Constituição. Além disso, ressaltou que sua atuação em causas empresariais, amparada nas leis brasileiras, é essencial para agentes institucionais importantes para a economia e que geram empregos. Zanin reiterou que se considera um advogado comprometido com a busca pela justiça.

Antes da sabatina, o advogado entrou em contato com 70 dos 81 senadores, buscando articular o apoio para sua aprovação. Para se tornar ministro do STF, Zanin precisará do apoio de, pelo menos, 41 parlamentares da Casa.

Durante seu discurso de abertura, Zanin destacou a honra de ter conversado com várias lideranças, bancadas e senadores individualmente. Ele ressaltou que ouviu, aprendeu e teve a certeza de que as posições democráticas estão acima de quaisquer outros interesses.

A sabatina de Cristiano Zanin no Senado é acompanhada de perto pela sociedade, uma vez que sua nomeação para o STF desperta debates sobre a independência do Poder Judiciário e a necessidade de um magistrado comprometido com a imparcialidade e a justiça. A decisão dos parlamentares será determinante para o desfecho desse processo e para a configuração da Suprema Corte nos próximos anos.

ACOMPANHE AO VIVO A SABATINA NO PLAYER ABAIXO:

The post ndicado de Lula ao STF, Cristiano Zanin afirma que não ficará subordinado a ninguém first appeared on Partido Brasil.

via WordPress https://ift.tt/OBC48K9

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *