Papa Francisco deve abordar questões sensíveis com Lula durante reunião

Política Nacional

Durante a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o papa Francisco deve abordar temas sensíveis da política global que podem desagradar o líder petista. Esses assuntos incluem o agravamento da ditadura de Daniel Ortega na Nicarágua, com perseguição a religiosos católicos, e a necessidade de promover direitos humanos e eleições na ditadura de Nicolás Maduro na Venezuela.

Além de discutir possíveis soluções para a guerra na Ucrânia, o papa pretende introduzir esses dois temas e pedir que Lula atue como intermediador junto aos ditadores de esquerda, de acordo com observadores diplomáticos.

A situação na Nicarágua é considerada muito preocupante pelas autoridades católicas, com perseguições e repressões contra opositores. Porém, Lula evita criticar o regime de Ortega, com quem já foi próximo e publicamente defendeu. A postura do governo brasileiro em relação à repressão nicaraguense é vista como pouco incisiva e hesitante por aliados, como os Estados Unidos.

Quanto à Venezuela, o papa já mediou negociações entre regimes autoritários de esquerda na América Latina e potências ocidentais, como no caso de Cuba e Estados Unidos em 2014. Espera-se que o pontífice mencione a situação na ilha comunista. No entanto, recentemente Lula minimizou as denúncias de violações de direitos humanos em Caracas, gerando críticas mesmo de governantes de esquerda na América Latina.

Antes de sua viagem a Roma, Lula se encontrou com o núncio apostólico, dom Giambattista Diquattro, e discutiu as relações com o Vaticano e as ações sociais da Igreja no Brasil.

Além dos temas mencionados, é provável que Lula e o papa também abordem as propostas do ex-presidente para a preservação ambiental e combate ao crime na Amazônia. Esse assunto é de grande interesse para o papa, que promoveu o sínodo de bispos em 2019 e lançou a encíclica Laudato Si sobre a proteção do meio ambiente.

O encontro entre Lula e o papa Francisco representa uma oportunidade para discutir questões políticas e globais importantes, mas também pode expor divergências entre suas posições e visões sobre determinados assuntos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *