Advogado Cristiano Zanin será sabatinado na CCJ do Senado no dia 21 de junho

Política Nacional

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado agendou para o dia 21 de junho a sabatina do advogado Cristiano Zanin, indicado por Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi confirmada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, nesta segunda-feira (12).

A participação dos indicados ao STF na CCJ é uma etapa fundamental para a oficialização de sua nomeação como integrante da Suprema Corte. Após a conclusão da votação na comissão, Pacheco pretende encaminhar a indicação ao Plenário do Senado.

Cristiano Zanin foi oficialmente indicado por Lula em 1º de junho, para ocupar a vaga aberta pela aposentadoria de Ricardo Lewandowski. No entanto, devido ao fato de ter atuado como advogado do presidente, o nome de Zanin tem enfrentado críticas por parte da oposição.

Para que Zanin seja efetivamente nomeado como ministro do STF, será necessário que ele obtenha o voto favorável da maioria absoluta dos 81 senadores, ou seja, o apoio de pelo menos 41 parlamentares. Antes da votação no Plenário, o indicado de Lula passará pelo escrutínio da CCJ, mas, independentemente do resultado, seu nome será submetido à decisão final dos senadores em plenário.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *