Lula diz que cobrou explicação de ministro sobre estrada

Política Nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu, nesta quinta-feira (16), ter determinado que o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, apresentasse explicações sobre o uso de R$ 5 milhões das emendas de relator, apelidadas de orçamento secreto, para asfaltar uma estrada que corta fazendas da família dele. A informação sobre o uso do recurso foi revelada pelo jornal O Estado de São Paulo.

Dos Estados Unidos, Lula disse que ordenou que o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, transmitisse a Juscelino Filho a cobrança.

– Quando saiu a denúncia do ministro Juscelino, eu liguei para o Padilha, eu estava nos Estados Unidos, e falei: “Padilha, eu quero que você converse com Juscelino. Eu quero que você ouça a explicação dele, porque ele tem de se explicar corretamente para os meios de comunicação”. E vai ser assim que vai acontecer com todas as denúncias – disse, em entrevista à CNN.

Lula citou o caso ao ser questionado sobre critérios intoleráveis para a permanência de membros do governo que vierem a ser denunciados por corrupção e por mau uso de recursos públicos.

– Se a pessoa tiver culpa, a pessoa simplesmente sairá do governo – afirmou.

O presidente condicionou eventual demissão de ministros a “análise interna” de cada caso pela Controladoria-Geral da União (CGU).

– Nós vamos ver internamente, através da CGU, para saber se tem procedência a denúncia. Se tiver procedência a denúncia, o ministro será afastado. Se não tiver procedência, segundo a CGU, vamos dizer que não tem procedência – disse.

VERSÃO DE JUSCELINO
Na época em que a denúncia se tornou pública, Padilha disse ao jornal O Estado de São Paulo que nada desabonava a conduta do ministro das Comunicações. Segundo ele, Juscelino teria justificado que a estrada não chegaria às fazendas.

No entanto, de acordo com o veículo, a via de 19 km que será pavimentada passa por dentro de oito imóveis rurais de Juscelino e de pessoas da família dele. Inclusive, passa bem na frente de uma pista de pouso privada construída pelo político maranhense dentro de uma das propriedades.

*AE

Fonte: Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *