Eliane Catanhêde é detonada por lulistas após críticas a Janja

Política Nacional

A jornalista e comentarista de política Eliane Cantanhêde virou alvo da militância pró-Lula após fazer apontamentos sobre o papel de Janja, esposa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na transição do governo. Durante edição do Em Pauta, da GloboNews, a veterana disse que a futura primeira-dama “vem ocupando um excesso de espaço”.

Catanhêde começou questionando porque Janja estava sentada no palco ao lado do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, durante encontro com aliados, no CCBB, em Brasília.

– Ela estava ali sentada, mas ela não é presidente do PT, ela não é líder política, ela não é presidente de partido, enfim, por que ela estava ali? Qual era o papel da primeira-dama? – questionou.

A jornalista afirmou que que o aparente protagonismo de Janja estaria incomodando setores do Partido dos Trabalhadores.

– Já incomoda, sim, porque ela já começou a participar de reunião, já vai dar palpite, e daqui a pouco ela vai dizer “ah, esse pode ser ministro, esse aqui não pode”. Isso dá confusão. Se é assim na transição, imagina quando virar presidente – declarou.

A jornalista defendeu que, ainda que tenha formação acadêmica – Janja é socióloga -, não cabe à primeira-dama ter voz ativa, e citou a ex-primeira-dama Ruth Cardoso, esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

– Eu acho que um bom exemplo de primeira-dama foi a Ruth Cardoso que, como a Janja, tinha um brilho próprio, era uma professora universitária […] mas ela não tinha protagonismo, ela não tinha voz nas decisões políticas. Se tinha, era a quatro chaves dentro do quarto do casal – afirmou.

A ala progressista se manifestou em peso nas redes sociais, sobretudo nomes famosos, “cancelando” a jornalista e apontando machismo em suas falas.

– A fala de Eliane Catanhêde sobre Janja é das piores coisas que já vimos uma mulher falar sobre outra. @JanjaLula sempre disse que gostaria de resinificar esse papel de primeira dama e pelo visto ela já começou a fazê-lo. Janja não veio para ficar nos bastidores. RESPEITA A JANJA – escreveu a cantora Daniela Mercury no Twitter.

– Machismo é um horror. Quando vem de uma mulher, é uma aberração – escreveu a cantora Zélia Duncan.

O deputado federal Andre Janones também se manifestou, e sem perder o costume de atacar o atual governo, dizendo pereferir uma “primeira-dama que ajude o presidente a governar do que uma que ajude a lavar dinheiro da milícia em sua conta bancária”.

Confira as declarações de Eliane Cantanhêde:

Fonte: Pleno News
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *