Fachin: Brasil pode ter episódio mais grave que do Capitólio

Política Nacional

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, disse nesta quarta-feira (6), em palestra nos Estados Unidos, que o Brasil pode passar por um episódio “mais agravado” do que o ocorrido na invasão ao Capitólio, a sede do Congresso norte-americano, localizado em Washington.

– Nós poderemos ter um episódio ainda mais agravado do 6 de janeiro daqui, do Capitólio – afirmou durante o evento organizado pelo instituto Wilson Center.

Em 6 de janeiro de 2021, apoiadores do ex-presidente republicano Donald Trump invadiram o prédio durante a contagem oficial dos votos das eleições. A confusão deixou cinco pessoas mortas. Na ocasião, parlamentares foram retirados do prédio.

O TSE tem investido cifras milionárias para reforçar o esquema de segurança do prédio. A Corte mantém um esquema de vigilância armada e monitoramento de ameaças.

No evento em Washington, Fachin disse aos eleitores brasileiros que se armem “unicamente do seu voto” e afirmou que uma “sociedade armada é sociedade oprimida”. Fachin também declarou que “o Judiciário brasileiro não vai se vergar a quem quer que seja”.

– Cada uma das instituições brasileiras precisa cumprir o seu papel nos limites que a Constituição atribui. Instituições de estado respondem a interesses permanentes e duradouros de estado – completou.

Ao discursar, Fachin apresentou o receituário das ações que a Justiça Eleitoral deve adotar nas eleições. O presidente do TSE também pediu apoio do Congresso em caso de contestação do resultado da disputa em outubro. Segundo ele, os parlamentares deveriam deixar de lado as divergências ideológicas para defender o Judiciário e o sistema eletrônico de votação.

– Se houver a dissolução de um dos poderes, o perigo poderá ir para o outro lado da rua – afirmou.

Fachin também disse ser importante que a população demonstre publicamente “seus anseios de viver numa sociedade democrática”, caso a dissonância entre os Poderes se agrave.

*Com informações da AE

Fonte: Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *