O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, na manhã desta segunda-feira (25), o presidente da França, Emmanuel Macron, pelo resultado das eleições francesas. O atual líder francês foi reeleito no domingo (24) após vencer a direitista Marine Le Pen no segundo turno do pleito.

– Meus parabéns a Emmanuel Macron pela sua ampla vitória nas urnas. Torço pelo sucesso do seu governo, pelo progresso das condições de vida do povo francês e pelo desenvolvimento da integração da União Europeia – escreveu Lula, no Twitter.

Postagem de Lula sobre vitória de Macron Foto: Reprodução/Twitter
Postagem de Lula sobre Macron Foto: Reprodução/Twitter

Em outra postagem, Lula disse confiar que “Macron contribuirá nos desafios globais das mudanças climáticas, das pandemias, da luta contra a desigualdade e para a construção da paz na Europa”. Em novembro de 2021, Lula foi recebido por Macron no Palácio do Eliseu, em Paris, com um protocolo similar ao de um chefe de Estado. A recepção foi criticada pelo presidente Jair Bolsonaro.

– Parece que é uma provocação, sim. Será que ele [Macron] e seu serviço de inteligência não sabem quem foi o Lula aqui? Ao longo dos oito anos dele, mais seis de Dilma, o que foi feito no Brasil? – declarou o presidente brasileiro, na época.

De acordo com os resultados oficiais das eleições francesas, Macron obteve 18.779.641 votos, equivalente a 58,54% dos votos válidos. Já a candidata Marine Le Pen conquistou 13.297.760 votos, que resultou em 41,46% dos votos válidos.

Fonte: Pleno News