ONU adverte Rússia que não conseguirá vencer a guerra

Variedades

O secretário-geral da ONU, António Guterres, advertiu nesta terça-feira (22) a Rússia que será impossível ela assumir o controle de toda a Ucrânia. A entidade pediu para Moscou que interrompa os ataques e negocie a paz.

Guterres, falando a jornalistas, disse que há “progressos diplomáticos” em várias questões-chave do conflito que devem ser “suficientes” para que a cessação das hostilidades seja declarada e avance para negociações sérias.

– Esta guerra não pode ser vencida. Mais cedo ou mais tarde, terá de passar do campo de batalha para a mesa de paz. Isso é inevitável – insistiu o chefe das Nações Unidas, denunciando que os ucranianos estão vivendo “no inferno”.

Nesse sentido, Guterres chamou a atenção para os “bombardeios sistemáticos que aterrorizam os civis”; os ataques a hospitais, escolas, lares e abrigos e como toda esta campanha se intensifica a cada dia que passa.

– Há mais de duas semanas que Mariupol foi cercada pelo exército russo e bombardeada implacavelmente. Para quê? Mesmo que Mariupol caia, a Ucrânia não pode ser conquistada cidade por cidade, rua por rua, casa por casa. O único resultado de tudo isso é mais sofrimento, mais destruição e mais horror – afirmou.

Guterres, que não respondeu perguntas da imprensa, foi muito contundente em suas críticas à Rússia durante suas declarações desta terça, as mais duras desde o início do conflito. Ele referiu-se à ação de Moscou como uma “invasão maciça” de um território soberano em violação à Carta das Nações Unidas.

– Continuar a guerra na Ucrânia é moralmente inaceitável, politicamente indefensável e sem sentido militarmente – disse o português, sublinhando que “é tempo de acabar com esta guerra absurda”.

*EFE

Fonte: Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *